9-15 outubro

Curso Bíblico

Semana: Jó 4-5

Cuidado com a desinformação (notícias e informações falsas e prejudiciais). Devemos tirar tempo para confirmar a veracidade do que ouvimos e não devemos acreditar em tudo só porque está online.

Fim de semana: Exemplo de Daniel

Defender as nossas crenças. Mesmo enfrentando bullying ou mesmo sendo alvo de gozo, devemos nos manter leais aos nossos ideais.Temos de ser firmes e corajosos.

Retórica

Varie o volume, a emoção e o ritmo: Varie o volume, a emoção e o ritmo para transmitir de modo claro as ideias e os sentimentos.

Fale com convicção: Mostre que tem a certeza do que está a dizer.

Concentre-se em coisas positivas: Concentre-se na solução, não no problema. Fale de coisas que encorajem as pessoas.

Assembleia

Salmo 130:6 – Paciência

16-22 outubro

Curso Bíblico

Semana: Jó 6-7

Esta semana falamos sobre depressão. É uma condição da qual não nos devemos envergonhar, porque muitas pessoas sofrem disso. No entanto, é preciso ter cuidado. Falamos de alguns hábitos que nos podem ajudar a ter uma vida feliz e saudável, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício, manter um diário,… Também, foi frisada a importância de procurar ajuda médica neste tipo de situação.

Fim de semana: Profecias bíblicas

As profecias descritas na Bíblia estão de acordo com os eventos atuais. Esta semana estudamos sobre algumas profecias bíblicas que foram escritas à milhares de anos atrás e vimos como elas se estão a cumprir hoje nos nossos dias.

Retórica

Use informações exatas: Use informações exatas para ajudar as pessoas a chegar à conclusão correta

Fale com entusiasmo: Fale com entusiasmo para motivar e contagiar as pessoas

Ensine com ilustrações: Use ilustrações simples e bem pensadas para tornar o seu ensino mais interessante e explicar pontos importantes

23-29 outubro

Curso Bíblico

Semana: Jó 8-10

Esta semana falamos sobre o desanimo. Com as condições mundiais atuais, é normal ficarmos desanimados. É fácil cair em mentiras e em rotinas que nos desanimam. É importante encontrarmos atividades que nos consolam e encorajam. Se formos pessoas simples, que se contentam com o que têm, e positivas, vai ser mais fácil não perder a alegria.

Fim de semana: Paciência

Esta semana vimos o que significa ser paciente, porque a paciência é importante e como ter mais paciência. Ás vezes pode ser difícil manter a calma quando, por exemplo, alguém nos irrita ou quando passamos por dificuldades. Isso pode fazer com que tomemos decisões precipitadas. Temos de nos esforçar para não agir sem pensar. Se formos pacientes, seremos mais felizes. Além disso, vamos conseguir manter amizades e relacionamentos, pois seremos capazes de escutar com atenção, não falar sem pensar, e não ser vingativos. Em suma, a paciência é uma qualidade que vale a pena cultivar.

Retórica

Fale de um modo fácil de entender: Fale de um modo que seja simples e que as pessoas entendam

Faça perguntas: De modo educado, faça perguntas que despertem o interesse, façam a pessoa pensar no assunto e chamem a atenção para os pontos principais

Destaque os pontos principais: Ajude as pessoas a acompanhar a sequência de ideias do seu discurso e mostre como cada ponto principal está ligado ao objetivo e ao tema

30 outubro – 5 novembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 11-12

Esta semana falamos sobre sabedoria. Vimos como os pais podem educar os filhos para que, no futuro, sejam adultos sábios e responsáveis. Também falamos sobre a importância de nos esforçar-mos para manter boas amizades. Quando temos pessoas em que confiamos e amamos ao nosso redor, sentimo-nos felizes. Mas para ter bons amigos, é preciso ser um bom amigo. Vimos a importância de escutar com paciência. Os nossos amigos apreciam quando mostramos verdadeira preocupação com eles.

Fim de semana: Perdão

Esta semana falamos sobre o perdão. Principalmente, perdoarmo-nos a nós mesmos. Quando cometemos um erro grave, é fácil ficarmos desanimados. Podemos pensar que o nosso valor como pessoa ficou comprometido. No entanto, aprendemos que devemos deixar os nossos erros no passado. Não podemos mudar o que aconteceu. Devemos pedir perdão àqueles que magoamos e aprender do que fizemos mal. Também, precisamos de tirar lições práticas dessa situação para não voltar a cometer o mesmo erro. Não vale a pena ficarmos a remoer o passado.

Retórica

Comece com uma boa introdução: A sua introdução deve despertar o interesse, deixar claro qual é o assunto e mostrar por que motivo é importante para as pessoas interessadas.

Mostre como colocar o assunto em prática: Ajude as pessoas a perceber como o assunto pode ajudá-las e mostre-lhes como colocar em prática o que aprenderam.

Toque o coração das pessoas: Ajude as pessoas a entender a importância do que aprenderam e a agir de acordo com isso.

6 novembro – 12 novembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 13-14

Esta semana falamos sobre o apoio ao próximo. Vimos como é importante consolarmos e ajudarmos o próximo. É importante sermos generosos e estarmos dispostos a dispensar do nosso tempo para ajudar quem precisa. Se fizermos isso, vamos ter uma vida feliz por saber que contribuímos para o conforto e felicidade de outros.

Fim de semana: Gratidão

Esta semana falamos sobre a gratidão. Vimos como é importante estarmos felizes com aquilo que temos. Não nos devemos comparar com outros com um sentimento de inveja. Em vez disso, devemos olhar para o que temos com alegria e gratidão. Se fizermos isso, vamos ser mais felizes e satisfeitos com a nossa vida.

Retórica

Seja cordial e mostre empatia: Mostre às pessoas que se interessa por elas e que quer ajudá-las.

Fale de forma natural: Fale de forma natural e de coração, mostrando que o assunto é importante e que você se preocupa com as pessoas.

Toque o coração das pessoas: Ajude as pessoas a entender a importância do que aprenderam e a agir de acordo com isso.

13 novembro – 19 novembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 15-17

Esta semana falamos sobre o consolo. Vimos que ás vezes é preciso consolar os nossos amigos. Nós devemos fazer isso com tato e bom senso. Não seria amoroso da nossa parte se déssemos a entender que tudo de mau que está a acontecer a alguém é merecido. Toda a gente comete erros, mas depois de se arrependerem, não precisam de uma lembrança constante daquilo que fizeram mal. Pelo contrário, precisam de bons conselhos, e de um ombro amigo.

Fim de semana: Jovens

Esta semana falamos sobre os jovens. Nós, jovens, temos a vida toda pela frente. Cabe apenas a nós decidir se a usamos bem ou mal. Temos de nos proteger da mentalidade “só se vive uma vez”, pois tudo o que fazemos têm consequências. Algo que nos pode ajudar são as boas amizades. Ter conversas edificadoras com boas companhias é algo que devemos valorizar. Devemos ser amigos com todo o tipo de pessoa, não excluindo os mais velhos, porque isso é muito benéfico para nós.

Retórica

Seja cordial e mostre empatia: Mostre às pessoas que se interessa por elas e que quer ajudá-las.

Fale com entusiasmo: Fale com entusiasmo para motivar e contagiar as pessoas.

Ensine com ilustrações: Use ilustrações simples e bem pensadas para tornar o seu ensino mais interessante e explicar pontos importantes.

20 novembro – 26 novembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 18-19

Esta semana falamos sobre lealdade. Mais especificamente, lealdade para com os nossos amigos. Vimos como os devemos apoiar, principalmente quando eles estão a passar por algum problema. Provérbios 17:17 diz em parte que ‘o verdadeiro amigo torna-se um irmão em tempos de aflição’. Quando os nossos amigos atravessam alguma dificuldade, seja a perda de um familiar, perda de emprego, problemas económicos, entre outros, devemos lhes dar apoio e continuar ao lado deles. Mesmo quando não sabemos o que dizer, a nossa lealdade vai falar por nós.

Fim de semana: Brandura

Esta semana falamos sobre a brandura. Devemos nos esforçar para sermos o tipo de pessoas que é meiga com todos. Não à necessidade de entrar em grandes discussões. Se alguém nos enerva, nós devemos responder com calma e não pagar com a mesma moeda. A brandura vai criar ambientes felizes e descontraídos.

Retórica

Seja cordial e mostre empatia: Mostre às pessoas que se interessa por elas e que quer ajudá-las.

Faça perguntas: De modo educado, faça perguntas que despertem o interesse, façam a pessoa pensar no assunto e chamem a atenção para os pontos principais.

Faça uma boa conclusão: Relembre as ideias principais e incentive as pessoas a colocarem em prática o que aprenderam.

27 novembro – 3 dezembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 20-21

Esta semana falamos sobre riquezas materiais. A maioria das pessoas passa a vida a correr atrás de riquezas e fama. Inevitavelmente, todos chegam à conclusão que isso não vale a pena, mas já é tarde demais. Pessoas com esse objetivo vivem uma vida vazia e nada satisfatória. Nós devemos dar prioridade a outras coisas mais importantes, àquilo que nos faz realmente felizes. Se fizermos isso, nunca vamos sentir que desperdiçamos a nossa vida em busca de coisas vãs.

Fim de semana: Persistência

Esta semana falamos sobre a persistência. A nossa vida têm momentos bons e momentos maus, altos e baixos. Mas não faria sentido desistir dos nossos objetivos quando enfrentamos algum desafio. Nós devemos ser persistentes. Devemos lutar pelos nossos ideais e não deixar que alguma dificuldade nos deite a baixo.

Retórica

Comece com uma boa introdução: A sua introdução deve despertar o interesse, deixar claro qual é o assunto e mostrar por que motivo é importante para as pessoas interessadas.

Fale de um modo fácil de entender: Fale de um modo que seja simples e que as pessoas entendam.

4 dezembro – 10 dezembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 22-24

Esta semana falamos sobre nos sentirmos inúteis. Às vezes passamos por tanta coisa que podemos nos sentir inúteis, sem propósito nem importância. Mas isso é uma ilusão. Cada um de nós é muito importante. Todos temos pessoas que precisam de nós. Não podemos subestimar o nosso valor.

Fim de semana: Perseverança

Esta semana falamos sobre a perseverança. Em que áreas da nossa vida podemos aplicar essa qualidade? Um exemplo é quando alguém nos tenta sabotar. Quando alguém goza connosco ou nos critica constantemente. Quando isso acontece, podemos começar a duvidar de nós mesmos. Aí é que entra a perseverança. Devemos nos esforçar para continuar fortes, mesmo quando outros têm ideias diferentes das nossas.

Retórica

Fale com entusiasmo: Fale com entusiasmo para motivar e contagiar as pessoas.

Fale de forma natural: Fale de forma natural e de coração, mostrando que o assunto é importante e que você se preocupa com as pessoas.

Faça uma boa conclusão: Relembre as ideias principais e incentive as pessoas a colocarem em prática o que aprenderam.

11 dezembro – 17 dezembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 25-27

Esta semana falamos sobre a perfeição. Ninguém é perfeito. Por isso, não devemos esperar que tudo o que façamos seja perfeito. Claro que vamos cometer erros, mas o que faz de nós boas pessoas é a nossa reação a tais erros. Será que vamos continuar a fazer algo que sabemos que é prejudicial ou vamos aprender do nosso erro e melhorar? É importante pensar na nossa reação neste tipo de situações, porque apesar de não sermos perfeitos, temos a capacidade de aprender e crescer como pessoas.

Fim de semana: Obedecer

Esta semana falamos sobre a capacidade de obedecer. As crianças devem obedecer aos pais, porque os pais sabem o que é melhor para elas. Mas quando crescem, não ficam ilibadas da responsabilidade de obedecer a alguém. Nós devemos cumprir as leis do nosso governo e respeitar as autoridades superiores. Às vezes, as crianças não entendem porque é que os pais lhe dão certa indicação, mas o que é certo é que é para o bem deles. Tal como isso, os governos ajudam a manter a ordem, e nós devemos ser gratos por isso, não queixosos.

Retórica

Comece com uma boa introdução: A sua introdução deve despertar o interesse, deixar claro qual é o assunto e mostrar por que motivo é importante para as pessoas interessadas.

Seja cordial e mostre empatia: Mostre às pessoas que se interessa por elas e que quer ajudá-las.

Fale de um modo fácil de entender: Fale de um modo que seja simples e que as pessoas entendam.

Fale com convicção: Mostre que tem a certeza do que está a dizer.

18 dezembro – 24 dezembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 28-29

Esta semana falamos sobre a nossa reputação. Será que somos conhecidos como pessoas amorosas, que ajudam o próximo e tratam os outros com justiça? Ou somos conhecidos como pessoas desleixadas, que se metem em discussões e são sempre mal-criadas? Ter uma boa reputação é muito valioso, mas leva tempo a construir. No entanto, é algo em que devemos pensar.

Fim de semana: Exemplos

Esta semana falamos sobre o exemplo de outros. Com o passo corrido do dia à dia, podemos nem reparar nas pessoas à nossa volta. Mas devemos tirar tempo para pensar nos outros. Principalmente, naqueles que têm grande experiência de vida, porque eles podem dar-nos conselhos muito valiosos e benéficos. Ao abrirmos o nosso leque de amizades, vamos conseguir também aumentar o nosso conhecimento.

Retórica

Faça perguntas: De modo educado, faça perguntas que despertem o interesse, façam a pessoa pensar no assunto e chamem a atenção para os pontos principais.

Fale de modo fácil de entender: Fale de um modo que seja simples e que as pessoas entendam.

25 dezembro – 31 dezembro

Curso Bíblico

Semana: Jó 30-31

Esta semana falamos sobre os mais idosos. Nós devemos dar-lhes valor. Não devemos achar que, só porque somos jovens, não seremos beneficiados se cultivarmos uma amizade com pessoas mais velhas. Pelo contrário, temos muito que aprender com eles.

Fim de semana: Confiança

Esta semana falamos sobre a confiança. É bom conseguirmos confiar nas pessoas. No entanto, devemos ter cuidado com a confiança cega. Também é bom acreditarmos no lado positivo das pessoas, mas mesmo assim devemos ser cautelosos. Isso apenas será uma proteção para nós.

Retórica

Comece com uma boa introdução: A sua introdução deve despertar o interesse, deixar claro qual é o assunto e mostrar por que motivo é importante para as pessoas interessadas.

Fale com entusiasmo: Fale com entusiasmo para motivar e contagiar as pessoas.

Destaque os pontos principais: Ajude as pessoas a acompanhar a sequência de ideias do seu discurso e mostre como cada ponto principal está ligado ao objetivo e ao tema.

1 janeiro – 7 janeiro

Curso Bíblico

Semana: Jó 32-33

Esta semana falamos sobre dar consolo. É importante que os nossos amigos tenham confiança suficiente em nós para desabafarem connosco. E quando eles fazem isso, nós devemos ter o cuidado de os consolar. Não devemos ser pessoas frias e julgadoras. Em vez disso, devemos ouvir de uma forma calorosa e tentar aconselhar-los com calma e paciência.

Fim de semana: Gratidão

Esta semana falamos sobre a gratidão. Vimos como é importante nos contentarmos com aquilo que temos. Um habito que devemos deixar é compararmo-nos com outros, pois isso só nos trará sentimentos de inveja e insatisfação. Isso não significa que não possamos admirar outras pessoas e aprender do exemplo delas. Mas, devemos evitar comparar o que nós temos ou o que nós podemos fazer com pessoas que não têm as mesmas circunstâncias que nós. Se nós deixarmos esse habito para trás, seremos mais felizes.

Retórica

Varie o volume, a emoção e o ritmo: Varie o volume, a emoção e o ritmo para transmitir de modo claro as ideias e os sentimentos.

Não fale demais: Depois de fazer uma pergunta, seja paciente e espere que o ouvinte responda. Se ele não souber a resposta ou disser algo incorreto, faça perguntas adicionais para ajudá-lo a raciocinar sobre o assunto. Quando o ouvinte entender a ideia principal, passe para o próximo ponto.

8 janeiro – 14 janeiro

Categorias: Curso Bíblico

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.