Neste projeto, vou estudar biomimética, onde vou comparar situações onde a ciência aprendeu com a natureza.
7.9.2022
Hoje criei o sumário de Biomimética.20.9.2022
Hoje iniciei a minha pesquisa.22.9.2022
Hoje continuei a minha pesquisa https://www.ecycle.com.br/biomimetica/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomim%C3%A9tica http://www.biomimetica.com.br/biomimeacutetica.html27.9.2022
Barbatanas da baleia
Uma baleia-corcunda adulta pesa cerca de 30 toneladas, o que equivale ao peso de um camião carregado. Ela tem um corpo relativamente inflexível. Também tem grandes barbatanas, que parecem asas. Ela tem 12 metros de comprimento. Mesmo assim, é muito ágil debaixo de água
Muitos investigadores ficaram curiosos para saber como é que ela consegue nadar em círculos incrivelmente fechados. Eles descobriram que o segredo para isso está no formato das barbatanas.
“A sua borda frontal não é lisa, como a asa de um avião, mas serrilhada, com uma fileira de saliências chamadas tubérculos. À medida que a baleia desliza pela água, esses tubérculos aumentam a força de sustentação e diminuem a resistência da água.”
Se as asas dos aviões fossem projetadas de acordo com o formato da barbatana dessa baleia, não precisariam de tantos flaps nem de outros dispositivos mecânicos para alterar o fluxo do ar. Essas asas seriam mais seguras e de manutenção mais fácil.
“John Long, especialista em biomecânica, acredita ser “bem provável” que, um dia, em breve, “todos os aviões comerciais a jato tenham asas com saliências parecidas com as das barbatanas da baleia-corcunda”.”

JW.org
Engenheiros alemães foram buscar inspiração nas baleias para criar helicópteros mais rápidos e mais fáceis de manobrar.
“A inspiração veio de saliências encontradas nas barbatanas das baleias-corcunda, conhecidas por suas capacidades acrobáticas. “As pesquisas mostraram que essas saliências retardam significativamente a ocorrência da perda de velocidade (stalling) e aumenta a flutuabilidade,” disse Holgei Mai, que está testando esse conceito nos helicópteros juntamente com seu colega Kai Richter.”

inovacaotecnologica.com
Fontes:
https://www.natgeo.pt/estranho-mas-verdade/2018/05/baleia-corcunda
29.9.2022
Asas da gaivota
“Quando as gaivotas realizam as suas notáveis acrobacias aéreas, flexionam as asas nas articulações do cotovelo e do ombro.”
Inspirados nessa característica, engenheiros construíram um protótipo de uma aeronave comandada remotamente que “tem a capacidade de planar, descer e subir rapidamente como uma gaivota”
“O protótipo da aeronave, de 61 centímetros, usa um pequeno motor para controlar uma série de varas de metal que movem as asas”, diz uma revista.
Essas asas permitem que a aeronave mergulhe em edifícios altos. Essa é uma característica que alguns militares estão ansiosos para desenvolver numa nave, a fim de a usarem “na procura de armas químicas e biológicas em grandes cidades.”

JW.org
4.10.2022
As gaivotas não ficam congeladas, mesmo quando têm os pés no gelo. Isso deve-se à sua habilidade de conservar o calor no corpo. Como? Devido a um sistema que existe em vários animais que vivem em regiões frias, o “permutador de calor em contracorrente”.
“Para entender isso, imagine dois tubos de água encostados um ao outro. Num deles corre água quente, e no outro, água fria. Se tanto a água quente como a fria fluírem pelos tubos na mesma direção, cerca de metade do calor da água quente passará para a fria. Mas, se a água quente e a água fria fluírem em direções opostas, quase todo o calor será transferido da água quente para a fria.
Quando a gaivota pousa no gelo, os permutadores de calor nas suas pernas aquecem o sangue quando ele retorna das patas geladas. Os permutadores de calor conservam o calor no corpo da ave e impedem a perda de calor que seria provocada pelas patas.”
Isto é um sistema tão sofisticado que tem sido copiado por engenheiros.

JW.org
https://isnca.org/pt/o-que-%C3%A9-um-permutador-de-calor/
11.10.2022
As aranhas orbitelas produzem sete tipos de seda. A seda de fio estrutural é a mais resistente. Ela é mais leve do que algodão mas, proporcionalmente, é mais forte do que aço!
“Se fosse ampliada para ficar do tamanho de um campo de futebol americano, uma teia feita de seda de fio estrutural – com 1 centímetro de espessura e com 4 centímetros de espaço entre os fios – poderia parar um avião comercial em pleno voo!”
As aranhas produzem essa seda à temperatura ambiente, usando água como solvente.
Os humanos tentaram imitar a habilidade dessa aranha. O kevlar é uma fibra muito resistente que é usada em produtos como coletes à prova de bala.
“É produzido a altas temperaturas e com solventes perigosos.”

JW.org
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/kevlar.htm
13.10.2022
A borboleta-monarca tem um cérebro do tamanho da ponta de uma esferográfica e, mesmo assim, consegue migrar cerca de 3 mil quilómetros desde o Canadá até chegar a uma área específica de uma floresta no México. A borboleta orienta-se pelo sol, “ajustando o seu rumo de acordo com o movimento do sol no céu.”
Alguns aviões comerciais têm sistemas de piloto automático computadorizados que não só conduzem o avião de um país para outro, mas também fazem a aterragem. “O computador usado num sistema de piloto automático experimental é do tamanho de um cartão de crédito.”

Paul Reeves Photography
https://www.natgeo.pt/video/tv/borboleta-monarca
27.10.2022
Cada olho da libélula contém cerca de 30 mil lentes. Essas lentes conseguem produzir imagens que se combinam e, por causa disso, ela tem um campo de visão amplo. Os olhos da libélula são também bons sensores de movimento.
Alguns engenheiros quiseram imitar essa característica. Eles criaram um olho artificial composto, com 8500 lentes, do tamanho de uma cabeça de alfinete. “Essas lentes poderiam ser usadas em sensores de movimento de alta velocidade e em câmaras multidirecionais ultrafinas.”

JW.org
Fontes:
http://pt.scienceaq.com/Nature/100407970.html
3.11.2022
O Martim Pescador consegue mergulhar em alta velocidade na água, sem a fazer espichar. Um engenheiro estudou como o pássaro conseguia adaptar-se com tanta rapidez à “transição da baixa resistência do ar para a alta resistência da água”
Graças ao martim-pescador, a pressão do ar produzida por um dos comboios mais rápidos, shinkansen, foi reduzida em 30%. Também, ele viaja mais silenciosamente, 10% mais rápido e usa 15% menos eletricidade. “Assim, quando o comboio atravessa um túnel, não produz um grande estrondo.”

profissaobiotec.com.br
10.11.2022
A Torre Eiffel foi inspirada em ossos humanos, especialmente no fémur.
“O anatomista Hermann von Meyer em 1850 estudou a junção da anca. Ele estava particularmente interessado na forma da cabeça do fêmur, que fornece uma ampla gama de movimentos.”
20 anos, Maurice Koechlin, arquiteto assistente da Torre Eiffel, foi inspirado por este estudo.
Graça à inspiração tirada da natureza, este edifício têm uma grande flexibilidade e força.
https://plagioouinspiracao.blogs.sapo.pt/3968.html
https://mimesistecnologia.blogspot.com/2019/12/torre-eiffel-x-osso-femur.html

pinterest.com
17.1.2022
A planta Arctium têm pequenos ganchos que se agarram nos animais para a dispersão de sementes. Foi essa particularidade na plante que inspirou o velcro.
Em 1941, um engenheiro suíço resolveu investigar porque é que esta planta ficava presa na sua roupa.
” Ele distinguiu nelas filamentos entrelaçados que terminavam em pequenos ganchos”
Daí, ele desenvolveu um produto que todos nós usamos no nosso dia a dia!
https://jornalggn.com.br/historia/a-historia-do-velcro/
https://www.escoladebotanica.com.br/post/velcro

alexhyde.photoshelter.com
29.11.2022
Hoje estive a pesquisar sobre mais exemplos de biomimética para os apresentar no meu blog.
2.12.2022
Hoje preenchi o pedido de crédito desta disciplina.
6.12.2022
Os gatos de estimação podem passar um quarto do tempo que estão acordados a lamber-se. Eles conseguem limpar-se muito bem porque a língua deles tem características impressionantes.
“A língua do gato é coberta por 290 papilas. Essas papilas são pequenos espinhos inclinados para trás que são quase tão duros como uma unha. Cada papila tem uma ponta oca que recolhe e armazena saliva assim que o gato coloca a língua dentro da boca. Quando o gato se lambe, as papilas penetram profundamente nos pelos e liberam a saliva na pele do gato.”
A saliva do gato contém enzimas que quebram contaminantes. Além disso, à medida que a saliva evapora, ela proporciona quase 25% do resfriamento que o corpo de um gato precisa.
‘Se uma das papilas encontra um nó, ela move-se para penetrar mais fundo no pelo, e isso dá-lhe força suficiente para desatar o nó. E enquanto o gato se limpa, as pontas das papilas também podem estimular a pele dele.’
Baseado nisso, cientistas criaram uma escova de cabelo experimental. Ela ‘precisa de menos força para pentear o cabelo do que uma escova comum e é mais fácil de ser limpa. Além disso, ela consegue desfazer os nós que encontra.’
https://www.nationalgeographic.es/animales/gato-domestico
https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/ciencia/teve-um-projeto/lingua-do-gato/

itaberabanoticias.com.br
3.1.2023
Investigadores afirmam que os cães conseguem identificar a idade, o sexo e o estado emocional de outros cães apenas pelo olfato. Por isso é muitos cães são treinados para detetar explosivos e drogas ilegais.
“O faro de um cão é milhares de vezes mais apurado que o nosso olfato. Segundo o National Institute of Standards and Technology (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia), dos Estados Unidos da América, um cão “pode detetar o cheiro de certas substâncias na proporção de algumas partes por bilião. Esta proeza equivale a conseguir saborear cerca de um quarto de uma colher de chá de açúcar dissolvido numa piscina olímpica.””
Existem muitas razões para isso, entre as quais:
O nariz do cão é húmido, por isso capta melhor os odores. Também, um cão pode ter até 50 vezes mais células recetoras de sensações olfativas do que um humano.
“Nós podemos sentir o aroma de uma sopa, mas, de acordo com alguns especialistas, o cão pode identificar cada um dos seus ingredientes.”
Os investigadores da Pine Street Foundation (uma instituição cuja pesquisa se centra nas doenças cancerígenas) “entendem que o cérebro e o nariz dos cães, ao funcionarem em conjunto, são “um dos mais sofisticados mecanismos de deteção de odores do planeta”.” Os cientistas têm estado a desenvolver ““narizes” eletrónicos para detetar explosivos, contrabando e doenças, incluindo as cancerígenas.”
https://www.nationalgeographic.com/animals/mammals/facts/domestic-dog
https://www.jw.org/pt-pt/ensinos-biblicos/ciencia/sera-que-houve-um-projeto/caes-faro/

pethonesty.com
13.1.2023
Hoje estive a pesquisar sobre mais exemplos de biomimética para os apresentar no meu blog.
0 comentários