Aqui vou registar os livros que leio. Tenho de ler um total de 16 livros de géneros diferentes nestes 4 anos. Depois de ler cada livro, vou fazer um resumo do mesmo, e também vou dar a minha opinião. 

0 Livros lidos

Livros que pretendo ler:

  • Greve de Silêncio – Catarina Miranda
  • A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
  • Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne
  • Fala-me de um dia perfeito – Jennifer Niven
  • Ondas de calor – Richard Castle
  • O Homicídio Perfeito: Um Guia Para Boas Raparigas – Holly Jackson
  • Todo Este Tempo – Mikki Daughtry, Rachael Lippincott
  • Amor e Gelato – Jenna Evans Welch
  • Isto Acaba Aqui – Colleen Hoover
  • Tudo o que nunca fomos – Alice Kellen

Livros que estou a ler:

  • Bíblia
  • Orgulho e preconceito – Jane Austen

Livros que já li:

  • Agora e para sempre – Jenny Han

Este é o ultimo livro da trilogia (os primeiros dois eu li o ano passado). Estes livros contam a história da Lara Jean, uma jovem que escreve cartas de amor a todos os rapazes que amou, mas não as entrega.
No primeiro livro, todas as cinco cartas foram enviadas pela sua irmã mais nova. Também no primeiro livro, ela têm de lidar com duas cartas em específico: uma enviada ao Josh Sanderson e outra ao Peter Kavinsky.
No segundo livro, a Lara Jean está numa relação com o Peter Kavinsky. Ela encontra-se com outra pessoa que também recebeu uma das cartas dela, o John Ambrose McClaren, um problema com o qual terá de lidar.
No terceiro livro, a Lara Jean continua com o Peter. Já acabou a escola e chegou o momento de escolher uma universidade. A história deste último livro é, resumidamente, o desafio de ter de escolher entre uma universidade perto da sua família e do seu namorado, ou uma universidade onde poderia ter mais opções para o seu futuro. 
Pessoalmente, eu gostei muito destes livros. É uma história muito interessante e divertida. Recomendaria a quem gosta de romances.

  • Color Theory in Procreate – Floortje Visser

Este livro fala sobre o efeito que as cores têm no desenho e como as combinar. Também dá muitas dicas, é muito fácil de entender e é muito útil.
Eu recomendo a quem quer ter o conhecimento básico sobre as cores.

  • 1984 – George Orwell

Este livro conta a história de uma pessoa que vivia num mundo opressivo, onde controlavam todas as ações e pensamentos de toda a gente. O livro é uma crítica aos governos totalitários. A personagem principal, Winston Smith, trabalhava como funcionário do Ministério da Verdade, onde reescrevia e alterava dados de acordo com os interesses do Partido, que era representado pela imagem do “Grande Irmão”, omnipotente, e apresentando-se como infalível. 
O Winston apaixonou-se por uma jovem chamada Júlia. Passado um tempo, ele começou a pensar em rebelar-se contra o Partido. No fim da história, ambos foram desmascarados, presos e torturados. Eles não resistiram à pressão dos interrogatórios e denunciaram-se um ao outro. 
Eu gostei muito deste livro. É o tipo de história que nos faz querer ler sempre “só mais um capítulo”.  Recomendo!

  • A Distância Entre Nós – Rachael Lippincott

Este livro conta a história de dois jovens com fibrose quística, uma doença incurável que afeta os pulmões. A Stella faz todos os possíveis para se manter viva o máximo de tempo possível. O Will, que tem a mesma doença, mas com uma infeção a agravar o seu prognóstico, não quer saber dos tratamentos. Por causa disso, a Stella começa a preocupar-se com o que ele faz. À medida que se vão conhecendo, o metro e oitenta que têm de manter de distancia parece demasiado grande. 
Esta história deixa-nos colados ao livro. Ficamos tão envolvidos com as personagens que é difícil parar de ler. Sem dúvida recomendo, porque é dos melhores livros que li.

  • O Corpo: Um guia para ocupantes – Bill Bryson

Este livro aborda o funcionamento do corpo humano de uma forma acessível e divertida. Ele fala dos sistemas do corpo, como o sistema circulatório, respiratório, nervoso, entre outros, e compartilha fatos interessantes e curiosidades sobre o corpo humano. 

É um livro que, apesar de falar sobre assuntos de substância, é fácil e agradável de ler, devido à linguagem descontraída do escritor. Recomendo a quem gostava de ter uma imagem geral de como o corpo humano funciona, de uma maneira informal e divertida.

  • O Grande livro do corpo humano

Este livro é muito informativo e detalhado. Ele usa muitas imagens para explicar o funcionamento geral do corpo humano. É ótimo para estudar e aprofundar o nosso conhecimento nesta área. Para mim, foi de muita ajuda quando abordei este tema num projeto escolar. É um livro consistente e diz-nos tudo o que precisamos de saber sobre cada elemento das partes do corpo e dos seus sistemas, acrescentando também alguns factos interessantes.

  • Um de Nós Mente – Karen M. McManus

Este livro conta a história de quatro jovens. No princípio do livro, eles e Simon, outro jovem do mesmo ano deles, ficaram de castigo na escola. Mas, durante esse tempo juntos, Simon morre com uma reação alérgica. Basicamente, o livro conta a história de como as culpas caíram sobre os quatro e como eles lidaram com isso. Com personagens diferentes e bem construídas, uma história envolvente e um final inesperado, este é um livro que recomendo a todos que gostarem de suspense.
Este livro aborda vários assuntos e mostra-nos como saltar para conclusões precipitadas pode ser um erro. 

  • Enfrentando o Leão – Simone Arnold Liebster

Este livro inspirou-me a fazer a entrevista à escritora, Simone. O livro conta a história dela quando era pequena, no tempo do holocausto. Devido à sua fé, ela sofreu muito na escola. Sofria pressão da parte de professores e colegas. No livro, também podemos ver como ela se sentiu quando foi levada para um reformatório nazi. Ler sobre tudo o que ela passou é muito emocionante. É realmente inspirador ver como uma criança, separada dos pais, continuou fiel ás suas crenças e padrões de moral. 
Esta autobiografia da Simone é um livro que, na minha opinião, todos os jovens deviam ler. Ensina-nos lições muito valiosas, como por exemplo, manter a calma e o respeito apesar de pressão, não nos deixarmos influenciar por outros, entre muitas outras. Quando li este livro, não fazia ideia que ia ter o privilégio de entrevistar a Simone. Realmente, foi um momento inesquecível.

  • Os Jovens Perguntam – Respostas Práticas

Este livro é excelente. Dá-nos conselhos de vida que são realmente valiosos. Aborda todo o tipo de temas, como problemas na escola, inseguranças, família, saúde mental, amizades,… Ele transmite-nos mensagens tocantes de que nos vamos lembrar para o resto da vida. Também, mostra como por em prática na nossa vida todos estes bons conselhos. Mostra-nos um ponto de vista das coisas que às vezes, por estarmos demasiado concentrados nos nossos problemas, não conseguimos ver.

Eu recomendo fortemente este livro a todos os jovens, porque vai ser uma grande ajuda para eles.

  • O diário de Anne-Frank – Anne Frank

Este livro é um relato autobiográfico escrito por Anne Frank, uma jovem judia que viveu durante a Segunda Guerra Mundial e que se escondeu com a sua família num anexo secreto em Amesterdão. O livro relata as experiências vividas por Anne pela sua família durante o período em que permaneceram escondidas, para além de abordar questões como a intolerância e a necessidade de respeitar os direitos humanos. O livro é considerado um dos mais importantes testemunhos sobre a vida durante a campanha genocida nazi.
Com este livro, aprendi a importância da resiliência e da esperança em tempos difíceis. Mesmo ao enfrentar dificuldades diárias e medo constante de serem descobertos pelos nazis, a Anne e a sua família mantiveram-se esperançosos e felizes. Outra lição prática que aprendi com a Anne Frank é a importância da empatia e da compaixão. Ela era uma pessoa muito sensível e solidária, sempre preocupada com o bem-estar dos outros. Preocupava-se com os seus amigos e vizinhos que também estavam escondidos e esforçava-se para ajudá-los sempre que possível.

  • O rapaz do Pijama às Riscas – John Boyne

Este livro conta a história de Bruno, um menino alemão de nove anos que precisa de sair da sua casa confortável em Berlim quando o seu pai é promovido a militar nazi e transferido para uma casa afastada. Lá, Bruno faz amizade com um menino judeu do outro lado da cerca de arame farpado. A história é um relato de amizade e inocência num mundo de ignorância.
Uma lição prática muito importante que aprendi deste livro é sobre a importância de questionar as ideias e valores que nos são apresentados e de não seguir cegamente o que nos é imposto. Também, outra lição que aprendi foi que tudo o que fazemos tem consequências, e é bom pensarmos em como aquilo que fazemos pode influenciar, ajudar ou prejudicar as pessoas à nossa volta.

  • O Tatuador de Auschwitz – Heather Morris

Este livro conta a história real de Lale Sokolov, um judeu eslovaco que foi deportado para o campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Lale tornou-se o tatuador do campo e desenvolveu um romance com Gita, outra prisioneira judia. O livro descreve a luta pela sobrevivência, a busca pela esperança e a história de amor que cresceu num dos lugares mais terríveis da história da humanidade.

O Lale é um exemplo inspirador de como é possível manter a esperança e a humanidade mesmo em meio a situações desumanas, e a história dele é um lembrete de que nunca devemos desistir de lutar por aquilo em que acreditamos.

  • A revolta dos porcos – George Orwell

Esta é a história de um grupo de animais que se rebela contra a exploração humana. Os animais começam a ser liderados pelos porcos. No início, a revolução é motivada por ideais de liberdade e justiça, mas com o passar do tempo, os porcos assumem o poder e tornam-se cada vez mais autoritários. Eles começam a manipular os animais e a mudar os princípios da revolução, para tirarem proveito dos outros animais.

Esta história é claramente uma critica à nossa sociedade. Ela aborda temas como o abuso de poder, o falso senso de justiça, opressão,… No fundo, é uma história que fala de temas sérios de uma maneira mais informal. Recomendo este livro a todos, porque o achei realmente interessante.

  • Snow Falling – Jane Villanueva

Este livro é uma recriação histórica da série “Jane the Virgin”. Na série, a personagem principal era uma escritora, e a obra em que ela estava a trabalhar era este livro, no qual contava a sua história. O livro consiste num triangulo amoroso, e relata os acontecimentos da série, adaptados para o ano 1902. É um livro cativante e ótimo para os fans da série. 

  • Imprisioned for their faith

Este livro foca-se na história das Testemunhas de Jeová durante o holocausto. Não existem muitos livros que relatem aquilo que este grupo religioso passou. Aqui, consegui ver a realidade de mais um grupo que foi mandado para os campos de concentração. Este livro inclui uma lista de quase 230 nomes de Testemunhas do sexo masculino e feminino aprisionadas em Auschwitz. É importante vermos estas diferentes realidades e tomarmos consciência dos erros do passado, para que não voltem a ser cometidos.

  • Memoria de un testimonio

Este livro apresenta a história dos Testemunhas de Jeová nas prisões e campos de concentração. Ele mostra como as Testemunhas de Jeová foram o único grupo religioso a receber um símbolo próprio, o triângulo roxo. Este livro é um guia para uma exposição que decorreu em Espanha há alguns anos atrás. Nessa exposição haviam cartas, fotografias, documentos da época e uma réplica do uniforme, além de várias entrevistas em vídeo. O livro contém um resumo pormenorizado da história que a exposição apresentava.

  • Triangoli Viola

Este livro mostra que, apesar das Testemunhas de Jeová não terem sido o maior e mais conhecido grupo no tempo do holocausto, elas também sofriam muita violência e injustiça. Eram conhecidos pelo seu triangulo roxo na farda. No entanto havia uma coisa que as distinguia do resto dos grupos. As Testemunhas de Jeová eram as únicas que poderiam sair apenas por assinar um contrato a renunciar a sua fé. Mas a grande maioria preferiu ficar do que abdicar dos seus princípios. Isto ensinou-me a importância de nos mantermos fiéis a nós mesmos e aos nossos ideais, independentemente da pressão dos outros.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.