Existem várias ações dos seres humanos que podem causar impacto na teia alimentar. Aqui, vou falar das principais.
- Caça indiscriminada
Impacto: Principalmente se for de coelhos, a caça indiscriminada pode afetar a produtividade da erva. E, como a quantidade de erva aumenta, aumenta também a quantidade de insetos e, consequentemente, de sapos e cobras. Além disso, também pode provocar uma diminuição da população de raposas.
Como o diminuir: Restringe-se os locais autorizados, o período em que a caça é permitida, a lista de espécies autorizadas a caçar. Aumenta-se os requisitos necessários para obter a licença de caça.
- Desflorestação
Impacto: A desflorestação faz com que milhares de animais percam as suas casas e/ou as suas fontes de alimento. Isso claramente causa um grande impacto nas teias alimentares.
Como o diminuir: Quando se corta uma árvore, devem plantar outra de modo a manter o equilíbrio.
- Construção de edifícios/fábricas
Impacto: A construção de novos edifícios ou fábricas causa desflorestação, que já falei anteriormente, mas também causa poluição. Isso pode estragar as colheitas e a vegetação. Além disso, pode fazer com que os animais adoeçam ao beberem água poluída. Alguns animais podem diminuir mas alguns que são considerados pragas podem proliferar.
Como o diminuir: Pode obrigar-se a cumprir requisitos de proteção da natureza para obter licenças de construção. Manter zonas protegidas onde não se permite construir.
- Uso de inseticidas
Impacto: Um agricultor ao usar inseticidas num campo agrícola está a afetar as possíveis cadeias tróficas estabelecidas (como, por exemplo, Milho —> Gafanhoto —> Ave —> Cobra —> Falcão). A aplicação de inseticida irá eliminar grande parte dos gafanhotos e por isso a população de aves será afetada, assim como as populações de cobras e falcões.
Como o diminuir: Se usarem repelentes em vez de inseticidas não matam os insetos, só os afugentam dessa área.
0 comentários