O local onde vivo está rodeado por natureza, por isso fácil encontrar exemplos de interações interespecíficas. Aqui estão algumas fotos do que encontrei:

Aqui vemos uma aranha que apoia as suas teias nas plantas. Ao fazer a teia em volta da flor, os insetos que tentam pousar na flor ficam presos, servindo-lhe de alimento. As teias também favorecem as plantas porque captam a água do ambiente (nevoeiro, neblina, etc), que pinga no solo e rega a planta. Em Cabo Verde usam um sistema parecido. Na Serra da Malagueta, ilha de Santiago, utilizam redes para capturar a água existente no nevoeiro.

Nesta foto está uma mosca a passar por uma flor. Pode ser que a mosca esteja a polonizar a flor com o pólen que ficou preso nas suas patas. Essa ação é favorável para a flor e indiferente para a mosca. No caso das abelhas a interação com a flor é benéfica para ambas, visto que a abelha se alimenta do pólen.

Aqui vemos um fungo a crescer num tronco de uma árvore. Eles aproveitam-se da árvore, podendo-lhe causar danos. Mas, além disso, o crescimento de certos fungos nas árvores podem indicar algumas coisas: eles só aparece em plantas que apresentem alguma deficiência nutricional ou problema que levou à sua perda de vigor. Esses organismos também indicam como está a qualidade do ar porque eles não crescem onde o ar é poluído.

Aqui nesta foto vemos um gato a apanhar um rato. Isso é bom tanto para o gato, que se alimenta, como para os humanos, que não querem ratos nas suas casas. Os ratos promovem o nascimento de plantas visto que movimentam sementes no seu dia a dia.

Categorias: É NaturalTrabalhos

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.