As tulipas são flores muito delicadas e muito usadas sobretudo nos arranjos ou ramos de flores. Hoje vou falar um bocadinho mais sobre elas!
Em que ambiente crescem as tulipas?
Como são uma flor de primavera, as tulipas crescem melhor em áreas ensolaradas e não excessivamente húmidas.
Quando florescem as tulipas?
As tulipas são, geralmente, plantadas no inicio do outono e florescem quando o clima aquece, na primavera.
Que espécies de tulipas existem?
As espécies de tulipas mais comuns são tulipas Botânicas, tulipa Darwin, tulipas Papagaio e tulipa Flor-de-lis. Elas têm cores variadas, sendo as mais comuns amarelo, rosa, vermelho, roxa, branca, negra e cores misturadas.
Como cuidar de tulipas?
Primeiro, vem a escolha do local. Plante-as em um lugar ensolarado com, pelo menos, 6 horas de luz solar por dia. O solo deve ser preparado e adubado antes de plantar os bolbos (que devem ser plantados com o topo para cima). A época do ano também é importante e, como eu já referi, o outono é a melhor altura para se plantar tulipas. Deve plantar sempre grupos de três a cinco tulipas. Quanto à poda, o melhor é cortar as tulipas depois de elas ficarem amarelas ou castanhas, para incentivar o crescimento. Ao regar, temos de ter o cuidado de o fazer suavemente, sem encharcar.
Que problemas enfrentam as tulipas?
Os problemas mais habituais são os seguintes:
- Caracóis: Impedem o crescimento das tulipas e alimentam-se das suas folhas e flores. Aparecem em lugares húmidos e depois de chuvas, por isso é preciso ter especial cuidado quando se dão estas condições.
- Nematódos: Vermes que atacam os bolbos. A tulipa infetada começa apodrecer e a sofrer inchaços nas folhas.
- Botrytis tulipae: Esta é uma doença muito habitual. Ela ataca todos os órgãos da planta, começando por deformar as folhas. Depois impede o crescimento dos rebentos e produz manchas nas flores. A doença reproduz-se com grande velocidade em condições de elevada humidade e altas temperaturas.
- Mau cultivo: Excesso de calor pode provocar o murchar das tulipas e a falta de água pode fazer com que se formem as folhas antes que as raízes, o que causa aborto dos botões florais.
0 comentários