A que chamamos renascimento?
Foi um movimento de renovação da cultura Europeia que influenciou as artes, a arquitetura, a literatura e outras áreas. Esse movimento pretendia fazer renascer a cultura clássica greco-latina. Deixaram de atribuir o conhecimento apenas a Deus e passaram a ter como centro das suas preocupações o conhecimento humano (antropocentrismo) e o interesse pela natureza. Este movimento da inicio á idade moderna. O renascentismo ocorreu em Itália no século XV.
O ideal do humanista
O humanismo é o interesse pelo estudo do ser humano na sua totalidade, enquanto pessoa individual, membro da sociedade e parte da natureza.
Um exemplo que representa este ideal do humanista é o Italiano Leonardo da Vinci. Ele foi pintor, escultor, arquiteto, músico, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, geólogo, cartógrafo, botânico e escritor. Tive a oportunidade de ver algumas replicas das suas invenções num museu Leonardo da Vinci em Roma.
Um saber mais rigoroso
O estudo da Natureza e do Homem com parte da natureza (naturalismo), foi um aspeto fundamental das grandes mudanças operadas pelo Renascimento.
Os nossos navegadores portugueses contribuíram para se perceber a importância da observação, da experiência e do recurso a cálculos matemáticos para um saber mais rigoroso.
Pintura renascentista
A pintura renascentista apresentava um rigor naturalista e harmonioso da arte clássica.
Visitei a Capela Sistina em Roma, pintada por Miguel Ângelo.
As fotos estão um pouco tremidas porque não é permitido tirar fotos 😀
0 comentários