As alfazemas, também conhecidas como lavandas, são várias espécies, biologicamente diferentes entre si. São pequenos arbustos com lindas flores roxas e que têm um perfume maravilhoso. Hoje vou falar um bocadinho mais sobre elas.

Em que ambiente crescem as alfazemas?

A alfazema é uma planta que gosta de muito sol, por isso cresce nas regiões montanhosas, ensolaradas e secas do Mediterrâneo. Em Portugal, esta planta cresce espontaneamente, no sul e no centro, mas também se encontram exemplares selvagens na Madeira. Ela consegue aguentar as geadas frias do inverno e os dias mais quentes e secos do verão.

Quando é que as alfazemas florescem?

A sua floração pode ir de julho a setembro. Diferentes espécies florescem com diferentes cores: roxo, púrpura, rosa, branco e verde-amarelado. Elas não se desenvolvem á sombra, precisam de uma boa exposição solar.

Que espécies de alfazemas existem?

Existem várias espécies de alfazemas, mas vou destacar as 5 mais usadas:

1.Lavandula stoechas (Rosmaninho)

Arbusto de forma arredondada;

Altura até 0,5 m;

Folhas lisas verdes-acinzentadas;

Época de floração de abril a junho;

Coloração intensa da flor, que varia de rosa ao púrpura e, mais raramente pode ser branca; . É uma das espécies de alfazema mais disseminadas na região mediterrânica.

 

2.Lavandula angustifolia (Lavandula spica)

Forma compacta;

Folhas lisas, estreitas e de cor cinzenta-esverdeada;

Floração em junho-agosto, sob a forma de espigas na extremidade de um caule fino e longo que se desenvolve acima das folhas;

Flores azuis-arroxeadas;

Atinge 1 m de altura e de diâmetro;

Muito utilizada em perfumaria e dela se extrai o óleo essencial de melhor qualidade.

3.Lavandula dentata (Candicans)

Arbusto muito ramificado;

Folhagem recortada e de cor verde;

Floração espaçada ao longo da primavera-verão, de cor púrpura-azulada;

Atinge até 0,5 m de altura.

4.Lavandula dentata (Silver form)

Arbusto muito ramificado;

Folhagem cinzento-prateada muito aromática;

Floração lilás em julho/agosto;

Atinge maiores proporções que as restantes espécies de alfazemas podendo ultrapassar 1m de altura.

5.Lavandula hybrida (Lavandula dentata americana)

Folhagem recortada e de cor cinzenta;

Floração azul ao longo de todo o ano, sobretudo na primavera e verão;

Atinge até 1 m de altura e de diâmetro.

Como cuidar da alfazema?

Uma das dicas para plantar alfazema é mesmo colocá-la num local que apanhe muito sol. A alfazema é bastante resistente ao frio e ao calor, mas precisa de luz e sol.

Ela deve ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras que tenham uma grande exposição solar. E não se preocupe com as geadas de inverno e com os dias de calor intenso, logo que tenha sol, a alfazema vai sobreviver!

Em termos de solo para plantar alfazema não precisa ter grandes cuidados ou critérios – a dica aqui é ter um solo que tenha boa capacidade de drenagem. Nos solos argilosos, por exemplo, como não drenam bem e estão sujeitos a encharcamentos, estes arbustos não se desenvolvem bem e podem até acabar por morrer.

Se for plantar alfazema em vasos ou floreiras, nunca se esqueça de colocar sempre um pouco de argila expandida no fundo do recipiente para permitir a tal drenagem.

A gota-a-gota é, de facto, o tipo de rega ideal para a alfazema e a rega deve ser colocada no pé das plantas. A rega por aspersão deve ser evitada porque não convém molhar intensamente as folhas, que são bem sensíveis.

Depois de bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas são bastante tolerantes à seca.

Outro dos segredos de como plantar alfazema mantendo-a saudável é mesmo garantir uma boa poda. Esta poda não tem de ser efetuada todas as semanas. Nem sequer todos os meses! A alfazema exige que faça a poda todos os anos.

A altura do ano mais indicada é mesmo no fim do verão ou no início da primavera. Deve evitar fazê-la no outono e inverno.

Esta operação é absolutamente fundamental para incentivar o novo e saudável crescimento e também para evitar que as plantas fiquem muito enrugadas e murchas. Pode cerca de um terço da planta, eliminando todas as flores secas e respetivas hastes florais. E sempre com tesoura adequada; nunca arranque com as mãos.

Que utilidades têm as alfazemas?

Além de embelezar a casa, a alfazema tem também produz um óleo com qualidades terapêuticas.

É um óleo calmante e relaxante, que combate as crises de stress, enquanto que as propriedades anti-sépticas ajudam com as constipações, a gripe e outras doenças relacionadas com o frio. É excelente para a asma e enxaquecas. Sobre a pele tem um efeito regenerador, evitando cicatrizes e auxiliando a equilibrar a pele. É também utilizado para limpar feridas e para o tratamento de queimaduras.

Conclusão

A alfazema é, sem dúvida, uma planta fácil de cuidar. O seu aroma relaxante e a sua beleza trás alegria a qualquer casa!

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lavanda

revistajardins.pt 

https://www.e-konomista.pt/plantar-alfazema/

https://plena-natura.pt/index.php?route=product/product&product_id=62


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.